As alternativas à contracepção

Por que as pessoas utilizam métodos contraceptivos?

Em primeiro lugar porque querem evitar ter filhos. Realmente consideram as crianças uma carga e um obstáculo para sua própria vida.
É verdade que as sociedades ocidentais se encontram submetidas a tantas obrigações que acaba sendo difícil satisfazer as necessidades da própria família!
No entanto, ter filhos é a maior bênção que se pode receber sobre a Terra.

Em segundo lugar, alguns adolescentes e jovens utilizam métodos contraceptivos para poder ter relações sexuais sem se comprometer responsavelmente com o outro. Cada um prova (utiliza?) o outro e se desfaz dele se não satisfaz suas expectativas. Neste contexto, uma criança é certamente mal recebida. ¡E se já foi concebida, sua vida é pouco respeitada!
Mas esta é uma forma de ver as coisas ao contrário. A sexualidade humana foi criada para a realização dos seres humanos através do compromisso mútuo, quer dizer, o casamento. Todos os outros casos são desastrosos como fica cada vez mais evidente. A abstinência é, então, a conduta mais inteligente antes do casamento.

Em terceiro lugar, algumas famílias desejam projetar o melhor momento para a chegada de seus filhos. Mas o fim não justifica os meios: Nem todo método contraceptivo é aceitável. Por exemplo, a contracepção hormonal - para pegarmos o exemplo mais flagrante - é também abortiva; quer dizer, mata as crianças que já foram concebidas.
Como consequência, aqueles que respeitam a vida humana recorrem à abstinência e, eventualmente, a métodos contraceptivos naturais que respeitam a vida que está por vir.

 Voltar ao início     Voltar à Visualização completa 

Alternativas